Temperaturas de Consumo


Saiba Sobre a Temperatura Ideal para Degustar a Cerveja

A temperatura de uma cerveja, sem dúvida nenhuma, influencia a experiência de degustação, já que ela pode alterar o bom funcionamento dos receptores gustativos da língua. Temperaturas baixas permitem que cervejas fracas como as Pale Lagers sejam apreciadas por seu frescor, enquanto temperaturas mais quentes permitem que os sabores e aromas mais complexos de uma Ale sejam percebidos.

Existe, portanto, uma regra errada de que a melhor cerveja é sempre a mais gelada. Se estivermos falando sempre das Pilsen, as mais populares no Brasil, estaremos quase certos, mas não absolutamente, de fato, estas tendem a fazer acreditar aos seus clientes que as cervejas se devem beber "estupidamente geladas", esquecendo-se de referir que, a essa temperatura, a sensação de frio inibe os receptores de sabor que existem na língua, fazendo com que o consumidor não distinga um bom produto de um mau E se você quer realmente começar a conhecer outros tipos de cervejas, deverá atentar para este assunto de temperaturas.

O famoso cervejólogo Michael Jackson propõe uma escala de 5 níveis de temperatura para servir uma cerveja. A escala apresentada abaixo é uma variação dela, adaptada ao clima e gosto do brasileiro:


Extremamente Frio (0-4ºC) - Qualquer cerveja má ou que nós não queiramos mesmo saborear! Para além destas, podemos ainda incluir as Pale Lager, Malt Liquor, Cervejas sem álcool ou com baixo teor de álcool e algumas Sidras de origem americana, canadiana ou escandinava.

Bastante Frio (4-7ºC) - Hefeweizen, Kristalweizen, Kölsch, Premium Lager, Pilsner, Classic German Pilsner, Cerveja de Fruta (Fruit Beer), European Strong Lager, Berliner Weisse, Belgian White, American Dark Lager e algumas Lambics de fruta e Gueuzes.

Frio (8-12ºC) - American Pale Ale, Amber Ale, California Common, Dunkelweizen, Sweet Stout, Stout, Dry Stout, Porter, Golden Ale inglesa, algumas Lambics de fruta e Gueuze (as menos doces), Faro, Belgian Ale, Bohemian Pilsner, Dunkel, Dortmunder/Helles, Vienna, Schwarzbier, Smoked, Altbier, Tripel, Irish Ale e Sidras de origem espanhola ou francesa.

Temperatura ambiente tipo adega (12-14ºC) - Bitter, Premium Bitter, Brown Ale, India Pale Ale, English Pale Ale, English Strong Ale, Old Ale, Saison, Unblended Lambic, Flemish Sour Ale, Bière de Garde, Baltic Porter, Abbey Dubbel, Belgian Strong Ale, Weizen Bock, Bock, Foreign Stout, Zwickel/Keller/Landbier, Scottish Ale, Scotch Ale, American Strong Ale, Mild e Sidras inglesas.

Temperatura ambiente de climas temperados (14-16º) - Barley Wine, Abt/Quadrupel, Imperial Stout, Imperial/Double IPA, Doppelbock, Eisbock, Hidromel.

Quente (+16ºC) - Acima desta temperatura apenas se devem beber cervejas muito específicas, por forma a realçar determinadas características das mesmas. Como exemplos temos a canadiana Quelque Chose da Unibroue, a Liefmans Gluhkriek e algumas Winter Ales.


Você deve notar que as cervejas mais claras e suaves normalmente são servidas mais geladas, enquanto as mais escuras e mais fortes devem ser servidas a temperaturas maiores. Obviamente isso não é uma regra, bem como as escalas apresentadas acima, porém são uma boa orientação, que pode ser seguida ou não, dependendo do gosto de quem bebe, do local de consumo e da proposta do momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sorocaba - SP

zeltbiersp@gmail.com